segunda-feira, 8 de agosto de 2016

CONSUMO CONSCIENTE - DA NOSSA RELAÇÃO COM OS OBJETOS


 
 Oi, gente! Essa é uma foto do congelador da minha casa. Vocês devem estar pensando..."miga, sua loca", por quê  publicou isso? Pior, ainda, é imaginar por quê eu tenho tantas embalagens "congeladas" na minha geladeira. Já, já, eu explico....

Na verdade, publiquei essa foto para refletir  um pouco sobre cultura material  e a relação que nós estabelecemos com os objetos e como esse relacionamento afeta o meio-ambiente.

Procuro me alimentar em casa,  comida preparada por mim e da forma mais natural possível. ok, nem sempre a gente consegue, né? Então,  para manter esse hábito, tenho alguns "truques",  principalmente para os dias da semana, onde todo mundo é cheio de tarefas e compromissos. Procuro ter "alimentos curingas" pré-preparados, como grãos, legumes, frutas picadas, sopas, caldos, etc.  Assim, já deixo tudo "no jeito" e quando chego em casa, na correria, é só refogar, temperar e finalizar.

Mas, e então, as embalagens que estão congelador, servem para quê? 

Quando consumimos produtos com esse tipo de embalagem, ao invés de jogá-las no lixo, eu as lavo e reutilizo como recipiente para congelar meus alimentos pré-preparados. É bem bacana. O porcionamento fica muito bom. Coloco uma etiqueta com o nome do alimento e data em que foi cozido.  Só  descarto mesmo, após usar várias vezes,  quando já não tem mais condições de uso. E nada de descongelar no microondas, viu? O plástico é derivado do petróleo e possui elementos nocivos à saúde.  Melhor descongelar ao natural. Se for aquecer no microondas, é bom colocar em um recipiente de louça ou vidro. 

Você já pensou em quanto tempo um plástico leva, desde "o seu nascimento" até chegar na sua casa, na forma de embalagem? Meses, anos? O prazo de validade da maioria dos  produtos secos não passa de dois anos. Entretanto, esse mesmo plástico, ao ser descartado, leva quanto tempo  para se decompor?  Séculos... Essa equação é absurda e, infelizmente,  chegamos na  deadline. Há quem diga que, com a nossa maneira de viver,  já comprometemos a saúde do meio-ambiente para as gerações futuras e também há quem fale que em algumas décadas vai existir mais plástico do que vida marinha nos oceanos. 

Bom, essa é uma  das minhas regrinhas para diminuir a minha geração de lixo. Você pode pensar que ela é insignificante. Provavelmente é mesmo, mas não me importa.  O mais importante não é o que eu estou fazendo, mas sim como isso está mudando a minha consciência e afetando a minha maneira de pensar a vida.  

E na moda e na produção de roupas? O que está acontecendo? Tem alguma coisa mudando  nesse ciclo de produção-consumo-uso?

Acompanhem a série de  posts dessa semana que estaremos falando sobre isso!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário