domingo, 22 de maio de 2016

SLOW OU FAST, VOCÊ É QUE ESCOLHE




No meu post anterior, apresentei Alexandre Linhares, da Heroína, que mostrou a sua coleção "O Rei Está Nu", durante o 6o. Moda Documenta em Curitiba.

Hoje vou falar um pouquinho de um outro criador, que conheci no Bazar Moda Documenta, Luan Valloto - Nossa, Roupa Que Conta História. Luan estava expondo peças incríveis, handmade, com um conceito e um valor agregado, com os quais eu me identifico muito.  Eu virei a feliz depositária da "Carteira do Vale". Vou explicar melhor, aliás, vou deixar  que o próprio Luan conte, através da transcrição do texto que veio junto na carteira. Diz assim:



"Era uma vez...artesã Silvana Prado, 48 anos, bairro São Braz. Silvana conta histórias sobre a vida de uma escoteira líder. Montanhista e aventureira, ao mesmo tempo que borda ermirna da "carteira do vale" com fio de lã orgânica fiado manualmente (713 km de Curitiba) e corante natural de erva mate, canela e carqueja. O tempo dedicado para a construção feita a mão dessa peça foi de 4 dias.
O transporte da bolsa ao redor de Curitiba foi feito em grande parte de bicicleta, para reduzir a emissão de carbono.
Para o acabamento interno foi utilizada um calça de brechó.
O conceito da coleção "Semente" é atribuído às caminhadas de contemplação na mata atlântica e às muitas vidas em simbiose, um ecodesign profundo."
(os grifos são do próprio Luan na impressão original)

O mundo contemporâneo demanda que pensemos sobre o meio ambiente e as relações de consumo.


A moda , atualmente , comporta  dois movimentos, slow e fast fashion.  Hoje já temos roupas saindo de impressora 3D, mas também temos modelos como o do Luan.  Pode parecer paradoxal, mas esses dois movimentos estão acontecendo juntos, ao mesmo tempo,  pois há  desejo de mudança, de autotransformação e de transformação do mundo ao redor – medo da desorientação e desintegração, da falta de referência, da efemeridade,  do mundo líquido do qual o sociólogo Zygmunt Bauman, tanto fala. Tudo isso é a pós-modernidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário