terça-feira, 10 de maio de 2016

SÃO PAULO FASHION WEEK - DESFILES, OLHAR - 3a. PARTE


Com esse,  pensava em encerrar a série de posts sobre o SPFW. As três últimas marcas escolhidas são Juliana Jabour, Lenny Niemeyer e Ronaldo Fraga. Entretanto, decidi que Ronaldo Fraga merece um post à parte. Então, nesse a gente fica com Juliana Jabour e Lenny Niemeyer, duas coleções que eu gostei muito!


JULIANA JABOUR


Um  documentário de 2001,  sobre a história do  skate nos anos 70,  é a fonte de inspiração. "Dogtown and Z-Boys" é sobre  um grupo de jovens que morava na Califórnia, na localidade de Dogtown. Pela manhã surfavam e, à tarde, equilibravam-se em cima de uma prancha sobre rodas. Acabaram por criar um estilo próprio,  que sempre está em voga. 

A coleção de Juliana Jabour promove um revival. A combinação do estilo "uniforme" com peças mais românticas, como as saias, vestidos, e materiais mais leves, como algodão, georgette de seda,  rendas  e transparências, contextualiza e traz leveza aos shapes. Nostalgia revisitada. Boa leitura e contextualização de uma época muito interessante.
 





LENNY NIEMEYER

Lenny Niemeyer assentou muito bem a sua coleção na cultura milenar do Japão. Algumas modelagens fazem lembrar as vestimentas dos samurais, os lendários soldados  japoneses, com um forte código de honra, bem como os tradicionais kimonos.  As  cores icônicas dessa cultura, como o preto, o vermelho e o amarelo,  assim como  outros símbolos do japonismo, como as cerejeiras em flor, o sol nascente, o bambu, o tigre, a carpa,  o crisântemo e o tsuru, a ave sagrada do Japão, símbolo de saúde, fartura, boa sorte, felicidade e longevidade, estão muito bem aplicados.








Outros pontos fortes são as misturas de estampas e a possibilidade de muitas  roupas da coleção transitarem entre o território urbano e o da praia.

Fotos retiradas do site, onde constam os créditos aos fotógrafos, em 10/05/2016: http://ffw.com.br/





Nenhum comentário:

Postar um comentário