segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

CUIDADOS COM A NOSSA PELE

Oi amigas,
Sempre me perguntam: Sil, me indica uma base, bb cream, cc cream, dd cream para deixar minha pele linda! Daí eu pergunto...já limpou a pele hoje? Quem nunca dormiu maquiada, né meninas?

Antes de começarmos a falar sobre maquiagem,gostaria de explicar a importância de mantermos nossa pele limpa e hidratada.



Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a saúde da nossa pele está diretamente relacionada aos nossos hábitos de limpeza, hidratação, hábitos alimentares e estilo de vida.

POR QUE A PELE ENVELHECE?

 

A pele é o órgão que mais reflete os efeitos da passagem do tempo. A radiação ultravioleta, o excesso de consumo de álcool, o abuso de tabaco, a poluição ambiental, dentre outros, são também fatores que “aceleram” o trabalho do relógio e provocam o envelhecimento precoce da pele. Além disso, poucas pessoas sabem que o aumento do peso corporal e dos níveis de açúcar no sangue também podem ajudar a pele a envelhecer antes do tempo.




TIPOS DE ENVELHECIMENTO

Envelhecimento cutâneo cronológico

É o envelhecimento decorrente da passagem do tempo, determinado principalmente por fatores genéticos, estado hormonal e reações metabólicas, como  o estresse oxidativo. Nele estão presentes os efeitos naturais da gravidade ao longo dos anos, como as linhas de expressão, a diminuição da espessura da pele e o ressecamento cutâneo.
A pele tem efeitos degenerativos semelhantes aos observados em outros órgãos, mas também reflete  certos aspectos da nossa saúde interior, como:
·                       Genética: com o tempo as células vão perdendo sua capacidade de se replicar. Este fenômeno é causado por danos no DNA decorrentes da radiação UV, toxinas ou deterioração relacionada à idade. Conforme as células vão perdendo a velocidade ao se replicar, começam a aparecer os sinais de envelhecimento.
·                       Hormônios: Ao longo dos anos há diminuição no nível dos hormônios sexuais, como estrogênio, testosterona e dos hormônios do crescimento. Equilíbrio é fundamental quando se fala de hormônios; diminuindo os níveis hormonais com o envelhecimento, acelera-se a deterioração da pele. Em mulheres, a variação nos níveis de estrogênio durante a menopausa é responsável por mudanças cutâneas significativas: o seu declínio prejudica a renovação celular da pele, resultando em afinamento das camadas da pele.
·                       Estresse oxidativo: Ele altera os ciclos de renovação celular, causa danos ao DNA, que, por sua vez, desencadeia doenças inflamatórias ou reações alérgicas na pele.
·                       Níveis elevados de açúcar no sangue 



Fica a dica: Limpar a pele, hidratar, tomar muita água e sorrir sempre...                                                                               beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário