Você sabe a diferença entre terno e costume? Segundo Alexandre Taleb, no livro Imagem Masculina Guia Prático para o Homem Contemporâneo, o terno é composto por três peças: calça + paletó + colete. O conjunto de duas peças (calça + paletó), que equivocadamente chamamos de terno, na verdade, é o costume.
Conheci o Balaio de Gato há pouco mais de um ano. Comprei uma blusa, super década de 80, da Nutrisport, uma marca que a minha mãe usava. Ela tinha pequenas ombreiras e mangas bufantes. Para mim, comprá-la tinha um sentido de memória, pois evocava lembranças maternas. Uso-a até hoje...
Lá no Balaio de Gato tinha o Ju Araújo. A sua estética me impressionou desde a primeira vez que o vi. Passou o tempo e veio a vontade de escrever e fotografar sobre os brechós de Curitiba. Foi quando reencontrei o Ju Araújo. Ele reivindica o direito de vestir o que quiser, independentemente do seu gênero biológico.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhEN8uN7WHCHUY7VyJ2UMg-cXF_o-hFmQA7nsghaB6MSa2t0K4oN-GLqu6bBjApq4aRBkI-OWJo4U7U_gM9CEwDnc5MMINdOdao7uXamlPkLG-laJ3PGxq4KF6p7HTBiDSES5K-4aZlR_ut/s640/tratadas+peq_21.jpg)
A cidade de Nova York, através da sua comissão de Direitos Humanos, reconhece trinta e uma denominações de gênero, para serem utilizadas nas esferas profissionais e oficiais. Bi-gendered, gender bender, no gender, genderqueer, gender fluid são algumas dessas denominações.
Gosto de pensar que os rótulos são dispensáveis e que toda a singularidade deve ser respeitada e positivada, pois somos todos humanos.
Convidei o Ju Araújo para fotografar e ele, gentilmente, aceitou. Decidimos "brincar" com o padrão intolerante que ainda é tão presente no nosso meio social e estabelece o que "é de menina" e o que "é de menino." Para isso, contamos com o acervo do Balaio de Gato.
Com vocês, Ju Araújo e Deborah Vons, humanos.
produção e stylist: Ju Araújo e Deborah Vons
créditos fotografia: Michelle Serena
Nenhum comentário:
Postar um comentário