Ocorre entre os dias 25 a 29/04/2016, a 41a. edição do São Paulo Fashion Week. O local em que acontece o evento, por si só, já é uma poesia visual que agrega valor. Nada mais do que o Pavilhão da Bienal, projetado por Oscar Niemeyer.
Em tempos conturbados para o meio ambiente, a economia, a política e o social da nação tupiniquim, a sociedade brasileira está tendo a possibilidade de se reconstruir e se ressignificar. A moda e seus eventos, como marcadores históricos e sociais, por certo, devem trazer reflexões e provocar questionamentos acerca desses tão importantes acontecimentos.
O evento desse ano firma opinião na independência da moda em relação às estações do ano, talvez até mesmo no sentido de aliar mais o conceitual com o comercial. Essa situação também já vem sendo observada na moda internacional, como a Gucci, que a partir de 2017 irá reunir suas coleção feminina e masculina, num único evento anual (post de 05/04/2016).
Com o tema "mãos que valem ouro, essa edição do SPFW tem como proposta enaltecer "a capacidade humana de se repensar, de colocar a mão na massa, se reinventar e recomeçar."
Muito, muito bacana esse tema. Totalmente alinhado com o "tempo" em que estamos vivendo, onde a humanidade está dividida em dois coletivos, contrários e conflitantes: os que desejam deixar o mundo relativamente bem para as próximas gerações e os que acham que isso será problema deles.
site de consulta em 22/04/2016: http://ffw.com.br/spfw/verao-2017-rtw/
Nenhum comentário:
Postar um comentário