quarta-feira, 10 de agosto de 2016

CONSUMO CONSCIENTE - BOAS PRÁTICAS NA MODA - UPCYCLING



Farrapo Upcycling Custom


Oi, gente


Hoje eu quero contar sobre o trabalho de duas pessoas que estão fazendo  diferença na produção de roupas aqui em Curitiba!!

Lembro de ter lido na revista Vogue Brasil, de meses atrás, que o consumo de peças de roupa no último ano, em todo o planeta, foi de 80 bilhões e que isso significa um aumento de 400%  em relação ao  que era comprado há dez anos atrás. 

Esse aumento exorbitante, evidentemente,   "aqueceu" a economia na última década e deve ter gerado  muitos lucros para uns em detrimento de outros. Além desse aspecto negativo (porque ocorre distribuição desigual de renda), outro, muito importante, vem chamando à atenção na indústria da moda: a geração de um volume imenso de resíduos a serem descartados.

O mundo (alguns países mais, outros menos...), felizmente, começou a atentar para isso e a tendência é que as coisas comecem a mudar, no sentido de haver  preocupação em utilizar, ao máximo, a matéria-prima, bem como reutilizar os resíduos, de forma que, durante o ciclo de produção, eles desapareçam por completo. Trocando em miúdos, um  ideal de que nada vá para o lixo e tudo vire produto.

Esse é o conceito de upcycling, a arte da reutilização. Trata-se de um processo de transformar resíduos e coisas descartáveis  em novos materiais, de maior valor, uso ou qualidade. 

Na semana passada, Alexandre Linhares - Heroína, apresentou o seu case no Fórum Municipal  LixoZero Curitiba. Ele contou que, com base em material descartado por uma determinada indústria, concebeu toda uma série de roupas. Os retalhos de lycra preta foram sendo costurados uns nos outros, de forma que, ao final,  renderam um tecido de 60 metros, que foi  base para a sua criação. 


Heroína - Alexandre Linhares


Outra pessoa que também está criando moda através de upcycling é Kamila Olstan, da Farrapo Upcycling Custom, que recentemente apresentou palestra numa das sedes do Centro Europeu de Curitiba, também contando sobre o seu processo de produção. A marca reutiliza  refugo de confecção, retalhos de lojas de tecido e roupas vintage.  De um movimento, a construção do conceito: "retalhos viram textura".


Farrapo Upcycling Custom


Novas  relações estão se estabelecendo. Novas maneiras de criar estão nascendo e novos consumidores também.






Nenhum comentário:

Postar um comentário